Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Surdo atropelado por ônibus da empresa será indenizado

Usina terá que indenizar empregado surdo atropelado por ônibus da empresa

Uma usina de açúcar e álcool de Campo Mourão foi condenada a indenizar em R$ 100 mil um cortador de cana surdo, atropelado pelo ônibus da própria empresa enquanto fazia o lanche da tarde.

Segundo uma das testemunhas do processo, ao terminar o turno de trabalho o cortador sentou-se à beira do carreador para lanchar com colegas. Nesse momento, o motorista do ônibus engatou marcha ré, percorrendo uma distância de 15 a 20 metros.

Ainda segundo a testemunha, o cortador de cana não notou o veículo, por causa da surdez e por que não usava o aparelho de audição no serviço com medo de estragar. O ônibus atingiu o trabalhador na cabeça e nas costas.

Para a Sétima Turma do TRT do Paraná, competia à empregadora, justamente por empregar mão-de-obra de pessoas surdas, acautelar-se para que não ocorressem atropelamentos no local de trabalho, pois o sinal sonoro emitido pelos automóveis era para eles ineficaz. A empresa deveria prever todos os infortúnios que a falta de audição possa causar, sendo os ouvidos do empregado.

No entender da Justiça, antes de qualquer manobra, deveria ter sido checada a presença de eventuais trabalhadores surdos nos entornos do automóvel. Apesar de a empresa ser cumpridora das normas gerais de medicina e segurança do trabalho em relação aos seus trabalhadores, não havia medidas preventivas quanto ao risco de acidente por atropelamento no local de trabalho, das quais os trabalhadores surdos eram os principais interessados.

O acórdão que confirmou a decisão de primeiro grau do juiz Jorge Luiz Soares de Paula, titular da Vara do Trabalho de Campo Mourão, do qual ainda cabe recurso, foi redigido pelo desembargador relator, Ubirajara Carlos Mendes.

Informações referentes a esse processo de número 00062-2013-091-09-00-7 estão disponíveis no site www.trt9.jus.br.

Ascom/TRT-PR

(41) 3310-7313

imprensa@trt9.jus.br

  • Publicações3167
  • Seguidores631033
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações78
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/surdo-atropelado-por-onibus-da-empresa-sera-indenizado/100708003

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

A Justiça sempre condena a empresa em valores que o verdadeiro causador nunca vai devolver. O motorista é "capacitado" pelo Estado, não pela empresa. Apesar que, no caso da empresa não ter seguro contra terceiros, entendo que compartilha a culpa. continuar lendo

Sempre punindo as empresas e não o funcionário.
Desse jeito as empresas vão contratar cada vez menos os deficientes.
Se ele era surdo, ele deveria pensar em ficar em local bem seguro, mais afastado da estrada por exemplo. continuar lendo