Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Gestante: empregada reverte demissão na experiência

Gestante: ex-funcionária de panificadora reverte demissão durante contrato de experiência

A empregada de uma panificadora em Curitiba, demitida após 45 dias de experiência, teve reconhecido o direito à estabilidade de gestante mesmo ajuizando a ação trabalhista cinco meses após o nascimento da filha e quase um ano depois do término da experiência.

Na decisão, os desembargadores da 1ª Turma do TRT-PR, que modificaram a sentença de primeiro grau, lembraram que o direito de estabilidade da gestante é garantido desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto; seu propósito é proteger a maternidade. Se houver demissão no período de proteção legal, cabe a reintegração pela empresa ou o pagamento de indenização substitutiva. O fato de o empregador desconhecer a gravidez da funcionária não faz diferença.

No caso em questão, a certidão de nascimento comprovou que a filha da trabalhadora nasceu no dia 05/12/2011 e que a dispensa ocorreu durante a gestação, quase sete meses antes, em 15/05/2011. A ação foi ajuizada em 03.05.2012.

Detalhes da decisão podem ser obtidos clicando-se AQUI.

  • Publicações3167
  • Seguidores631035
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações141
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/gestante-empregada-reverte-demissao-na-experiencia/113170088

Informações relacionadas

Paulo Roberto de França, Advogado
Artigoshá 6 anos

Fui demitida na experiência, o que eu recebo, doutor?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)