Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Usina deverá indenizar mãe de trabalhador morto em acidente de trabalho

A Justiça reconheceu o direito de uma mãe a ser indenizada pelo abalo sofrido em decorrência da morte do filho, ocorrida em um acidente na empresa em que trabalhava. A condenada é a Usina Alto Alegre, que atua no município de Colorado, na região norte do Estado.

O trabalhador morreu ao ser atingido pelo caldo extraído da cana-de-açúcar a uma temperatura superior a 105ºC. A decisão é da 5ª Turma do TRT do Paraná, que fixou o valor da indenização em R$300 mil, mantendo a condenação imposta pelo juiz de primeira instância.

O empregado trabalhou por 20 anos na empresa, que é especializada no plantio, extração, produção e industrialização da cana-de-açúcar. As atividades do funcionário consistiam no acompanhamento das operações de fabricação de açúcar e mel.

No dia 26 de junho de 2012, o funcionário fazia a manutenção de um equipamento denominado decantador, utilizado em uma das etapas da fabricação de álcool e que armazena e processa caldo de cana-de-açúcar a uma temperatura de mais de 100ªC. Durante a execução do serviço, o equipamento, que continha um milhão de litros do produto, estourou, resultando numa enxurrada de caldo fervente que atingiu cerca de 20 empregados.

O filho da reclamante teve o corpo inteiro tomado por queimaduras de terceiro grau e, em virtude dos ferimentos, morreu no dia seguinte. A mãe da vítima ajuizou ação trabalhista, pedindo reparação pelos danos morais sofridos pela perda do filho. Alegou que o acidente aconteceu durante atividade de risco em proveito da empregadora e, "por culpa desta", vitimou o filho com o qual mantinha relação de "inequívoco e imensurável afeto". Em sua defesa, a empresa afirmou não ter tido culpa pelo acidente, e ressaltou que todas as normas de segurança foram cumpridas e as manutenções periódicas realizadas.

O juiz Giancarlo Ribeiro Mroczek, que atua na Vara do Trabalho de Nova Esperança, analisou as provas testemunhais e o laudo pericial juntado ao processo. Embora não tenha tido acesso ao decantador que rompeu, pois, no instante da avaliação, o equipamento estava sendo desmontado, o perito atestou que a empresa cumpre com as normas de segurança, concluindo que o acidente "não poderia ter sido previsto".

O magistrado Giancarlo Ribeiro, no entanto, explicou que, ainda que o laudo aponte para "um possível caso fortuito", não é conclusivo quanto às causas que motivaram o acidente. "Em que pese a realização de manutenções periódicas no equipamento - o que, aliás, constitui dever da empregadora e se insere na política da boa gestão de máquinas, equipamentos einstalações -, tal fato, por si só, não exclui possível culpa por violação dodever geral de cautela (...), cabe ao empreendedor a responsabilidade de envidar esforços e tomar todas as providências possíveis para impedir acidentes em seu estabelecimento". O juiz ressaltou também que a empresa se sujeita aos riscos de sua atividade econômica, independentemente de dolo ou culpa.

A Usina Alto Alegre apresentou recurso da decisão contestando a legitimidade da mãe do trabalhador para receber as verbas relativas aos danos morais gerados pela morte do funcionário. No ordenamento jurídico, segundo a empresa, o único critério objetivo para indicar a pessoa com direito à indenização por danos morais, em casos como o relatado no processo, é o da hereditariedade. A empresa destacou ainda que as filhas do trabalhador falecido já foram indenizadas em outro processo que julgou o mesmo fato, e já extinto por meio de sentença, que homologou um acordo entre as partes.

A 5ª Turma do TRT do Paraná, que julgou o recurso e manteve a decisão de primeiro grau, explicou que o pagamento de indenização em ação de autoria das filhas não afasta o direito do ascendente de requerer indenização proveniente do mesmo fato. O relator do acórdão, desembargador Sergio Guimaraes Sampaio, afirmou que a dor moral decorrente da morte violenta por acidente de trabalho é comum aos familiares próximos da vítima, que possuem com ela laços de afetividade. Não é possível recorrer "à ordem de vocação hereditária para se afastar o direito do ascendente à reparação do dano moral provocado pela morte", disse o relator.

Da decisão cabe recurso.

Acesse o acórdão proferido nos autos do processo nº 00681-2014-567-09-00-0Notícia publicada em 31/08/2015 Imagem: Istock Photo - Bidstrup Assessoria de Comunicação do TRT-PR (41) 3310-7313ascom@trt9.jus.br

  • Publicações3167
  • Seguidores631037
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações210
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/usina-devera-indenizar-mae-de-trabalhador-morto-em-acidente-de-trabalho/225960252

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)