Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Quer fazer a diferença? Adote seu copo

    Quer fazer a diferença? Adote seu copo

    Eu Faço a Diferença é o slogan da nova campanha promovida pela Seção de Responsabilidade Socioambiental do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR), que visa à redução do consumo de copos descartáveis. A Campanha Adote seu Copo é uma continuação do Pare e Pense, na qual todas as unidades do Tribunal paralisaram suas atividades rotineiras por 15 minutos para discutir o consumo de insumos que têm impacto ambiental e especificar maneiras de diminuí-lo.

    Produzidos a partir do petróleo recurso de difícil extração, caro, finito e poluente os copos plásticos, quando descartados na natureza, podem demorar até 100 anos para se degradar. Aqui no TRT, os copos plásticos descartados são entregues aos catadores de material reciclável, através da Coleta Seletiva Solidária e, posteriormente, reciclados, explica a Chefe da Gestão Ambiental, Ana Cristina Barbosa Gomes.

    No entanto, o processo de reutilização dos copos descartáveis envolve gastos de energia e água que não justificam a sua produção. Além disso, quando reciclado, o plástico perde algumas de suas propriedades originais, perdendo também a capacidade de ser reciclado novamente. Dessa forma, a Campanha Adote seu Copo, propõe um consumo mais consciente através da aquisição de copos laváveis. O custo da aquisição de copos descartáveis poderia ser utilizado para uma finalidade mais produtiva do que o servidor pegar dois ou três dedinhos de água e jogar o copo fora, relata Ana Cristina.

    Iniciativas como a da multiplicadora Marisa Loureiro Carvalho, da Vara do Trabalho de Cornélio Procópio, que comprou 20 canecas entregues aos estagiários, servidores e profissionais terceirizados e personalizou-as com a designação da unidade, a logomarca do TRT e o nome de cada servidor, vem se tornando uma atitude cada vez mais frequente nas diversas unidades do Tribunal.

    A multiplicadora Marisa Loureiro Carvalho alerta que no início, sempre há uma resistência quanto à mudança na rotina. Mas, com o tempo, a prática se torna comum e incorporada ao dia a dia, aponta Marisa. Já na Secretaria Administrativa, o Diretor Haroldo Rebello Junior, instituiu que, em reuniões com até 20 pessoas, só seriam utilizados copos de vidro. Além disso, também ficou determinado o uso diário de copos, talheres, pratos e xícaras duráveis pelos cerca de 30 servidores lotados na unidade. Para incentivar a ação, foram retiradas as cestas de lixo depositadas ao lado das mesas e instaladas lixeiras seletivas na entrada da unidade e nas dependências da copa. Dessa forma, o servidor que não quiser aderir aos copos de vidro, terá de levantar e se deslocar até a lixeira para descartá-lo, explica a Chefe da Seção de Zeladoria e Copa, Tânia Borleta Basilio.

    O consumo médio anual de cada servidor do TRT-PR chega a 600 copos plásticos. Se multiplicarmos esse número entre todos os servidores e magistrados do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná, incluindo as unidades do interior, chegaremos a um número alarmante de material plástico descartado: 1.357.800 copos plásticos jogados fora a cada ano. Tendo em vista as intensas alterações climáticas e a degradação constante dos ambientes naturais de nosso planeta, temos, com certeza, bem mais de um milhão de motivos para começar a repensar nossas atitudes.

    Texto: Letícia Gabriele / Ascom TRT-PR

    (41) 3310-7309

    • Publicações3167
    • Seguidores631038
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações1194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/quer-fazer-a-diferenca-adote-seu-copo/2800440

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)