Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Vendedora do jogo do bicho não tem indenização

Funcionária que vendia jogo do bicho não terá indenização trabalhista

A Primeira Turma do TRT do Paraná acolheu recurso da empresa Alpha Loterias Ltda., localizada no bairro Sítio Cercado, em Curitiba, e declarou a nulidade do contrato de trabalho com uma vendedora do jogo do bicho. Os desembargadores cancelaram também todas as condenações que tinham sido impostas à empresa no âmbito da Justiça Trabalhista, inclusive a de litigância de má-fé.

A mulher trabalhou na lotérica por quatro meses, entre agosto e novembro de 2010. Testemunhas declararam que, no início, ela trabalhava na gerência e também vendia o jogo do bicho. Com a venda da empresa para outros sócios, passou a trabalhar exclusivamente na sala do jogo do bicho.

Conforme decidiram os desembargadores, quando a atividade prestada enquadra-se em um tipo legal criminal (uma contravenção penal, no caso), o ordenamento jurídico trabalhista, assim como o direito civil, nega qualquer repercussão ao contrato. Para eles, a prática do jogo do bicho somente veio à tona quando a lotérica apresentou sua contestação. Assim, quem ocultou a verdade foi a reclamante e não a reclamada. Ainda que seja censurável a conduta da ex-empregadora, esta trouxe aos autos fatos que haviam sido omitidos pela empregada, não havendo falar, por conseguinte, em litigância de má-fé da reclamada.

No caso do jogo do bicho, quando o trabalhador está diretamente envolvido na atividade ilícita, há jurisprudência no Tribunal Superior do Trabalho para declarar a nulidade do contrato de trabalho conforme a Orientação Jurisprudencial 199 da Seção de Dissídios Individuais 1 do TST.

Redigiu o acórdão a desembargadora relatora Adayde Santos Cecone.

O processo, do qual ainda cabe recurso, tomou o número 10727-2011-003-09-00-6 e pode ser consultado clicando-se AQUI.

Ascom/TRT-PR

  • Publicações3167
  • Seguidores631032
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações203
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vendedora-do-jogo-do-bicho-nao-tem-indenizacao/112109207

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)