Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Numeração Única de Processos

    A partir de 1º de janeiro de 2010 todos os processos judiciais terão nova numeração baseada em uma sequência padronizada pelo Conselho Nacional de Justiça. A medida é para facilitar o acesso do cidadão às informações sobre o trâmite dos processos em todas as instâncias da Justiça Federal, do Trabalho e Comum, inclusive nos Tribunais Superiores (TST, STJ e STF). Isso significa que, consultando o número em qualquer órgão da Justiça será possível saber onde está tramitando o processo, após chegar ao órgão competente, em que fase se encontra e demais informações. Essa localização será possível pois todos os processos terão uma sequência idêntica, levando em consideração dados como o ano do ajuizamento, o órgão ou segmento do Poder Judiciário e a unidade de origem.

    Para migrar para a numeração única nos processos estabelecida pelo CNJ, o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná passará a fornecer nos processos trabalhistas existentes dois números identificadores, um com a atual numeração e outro com a série proposta pelo CNJ, até que todos os processos estejam com a nova numeração.

    Reimplantar todo o sistema de numeração demandaria tempo e atrasaria a implantação de outros projetos em andamento na Justiça do Trabalho do Paraná, como o Sistema Unificado de Administração Processual (Suap), tecnologia que prevê, inclusive, a instauração de processos com a nova sequência orientada pelo CNJ. Por isso, a solução encontrada foi a de fornecer as duas numerações até que o Suap esteja implantado no Paraná. O Suap é um sistema considerado a "espinha dorsal" de todos os demais sistemas voltados para a integração digital e a informatização do processo judicial na Justiça do Trabalho. Ele permitirá a padronização, a unificação e a integração de todo o controle de tramitação das ações trabalhistas.

    Qual número devo digitar na hora de pesquisar sobre um processo em trâmite na Justiça do Trabalho do Paraná?

    Embora a nova numeração seja disponibilizada a partir deste ano, só a partir de 1º de janeiro é que o novo número poderá ser consultado. Até o final de dezembro fica valendo a atual numeração para as pesquisas. A partir de janeiro a consulta poderá ser feita pelas duas numerações.

    A partir de quando os processos trabalhistas em trâmite no Paraná terão também a nova numeração do CNJ?

    Ainda este ano. O sistema já está pronto para gerar os novos números, porém, antes que os processos recebam a sequência do CNJ, o TRT-PR está informando a sociedade sobre a nova sequência.

    Como será a nova numeração?

    A estrutura será: NNNNNNN-DD. AAAA.J.TR.OOOO

    - O campo (NNNNNNN), com sete dígitos, identifica o número sequencial do processo por unidade de origem (OOOO), a ser reiniciado a cada ano.

    - O campo (DD), com dois dígitos, identifica o dígito verificador.

    - O campo (AAAA), com quatro dígitos, identifica o ano do ajuizamento do processo.

    - O campo (J), com um dígito, identifica o órgão ou segmento do Poder Judiciário. Na Justiça do Trabalho, por exemplo, o número é o 5.

    - O campo (TR), com dois dígitos, identifica o tribunal do respectivo segmento do Poder Judiciário. No caso do Tribunal Regional do Trabalho do Paraná o número é o 09.

    - O campo (OOOO), com quatro dígitos, identifica a unidade de origem do processo, observadas as estruturas administrativas dos segmentos do Poder Judiciário.

    Flaviane Galafassi

    Agência TRT-PR de Notícias

    (41) 3310-7313

    imprensa@trt9.jus.br

    • Publicações3167
    • Seguidores631031
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações27243
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/numeracao-unica-de-processos/1490918

    Informações relacionadas

    Hildegarden Andrade, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    Entendendo a numeração única dos processos

    Stella Schmitt, Advogado
    Artigoshá 11 meses

    Numeração única CNJ - Códigos dos TJs

    NOVA NUMERAÇÃO DE PROCESSOS

    TRT-2: processos passam a ser numerados com 20 dígitos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais
    Jurisprudênciahá 5 anos

    Tribunal de Justiça de Minas Gerais TJ-MG - Embargos de Declaração-Cv: ED XXXXX80753295003 MG

    6 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Gostaria de saber qual origem do processo 713 02 00 008367-9? continuar lendo

    Está em nome de alguém da minha familía queria saber , como faço? continuar lendo

    Gostaria de saber o que significa esse processo
    15108840220208260038 continuar lendo

    Queria saber o significado do número 2150112. No meu processo judicial contra o INSS por favor continuar lendo

    Quero ver andamento do prosseso guarda da minha filha tá no fórum em perdoes continuar lendo