Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

    Justiça do Trabalho do Paraná ouve representantes da sociedade sobre inclusão de pessoas com deficiência no trabalho

    Representante na ONU debaterá percentual mínimo de trabalhadores com deficiência nas empresas

    Curitiba, 14 de junho de 2012 - A Justiça do Trabalho do Paraná realiza nesta sexta-feira, 15 de junho, a partir das 9 horas, uma audiência pública para discutir o acesso da pessoa com deficiência ao mercado de trabalho. Com a audiência, esclarece o juiz da 4ª Vara do Trabalho de Curitiba, Bráulio Gabriel Gusmão, espera-se melhor conhecer a situação atual do mercado de trabalho das pessoas com deficência, as políticas atuais de colocação profissional dos candidatos a emprego e as estratégias que têm sido adotadas para cumprimento da lei, que prevê a obrigatoriedade de preenchimento das cotas para empresas com mais de 100 empregados.

    A audiência pública, informa o juiz, visa a auxiliar no julgamento dos processos relacionados ao assunto e em especial a uma ação civil pública apresentada pelo Ministério Público do Trabalho, relacionada à falta de trabalhadores que preencham as exigências da Lei 8.213/91.

    Essa lei exige que empresas com mais de 100 empregados preencham de 2% até 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência. O tema não se restringe ao caso particular. Tem uma abrangência social muito grande que vai além desse processo. Por isso a necessidade de conhecer melhor o problema e não apenas os argumentos das partes e as informações trazidas por suas testemunhas, completou o magistrado.

    A audiência ocorrerá no auditório da Justiça do Trabalho, na Avenida Vicente Machado, 400, e é aberta ao público.

    Organização das Nações Unidas

    Dez inscrições foram oficializadas entre autoridades, organizações e pessoas interessadas que participarão de audiência pública. Uma das inscritas, a jornalista Flavia Cintra Campillo, que tem atuação no movimento de inclusão de pessoas com deficiência representando o Brasil na ONU e também é repórter do programa Fantástico da Rede Globo de Televisão, disse que essa é uma oportunidade preciosa para debater a questão. Segundo ela, as empresas apresentam diversos argumentos para não cumprir a legislação, mas se não fosse por ela, o ingresso não aconteceria. Na prática, uma pessoa com qualquer tipo de deficiência não tem condições de disputar um emprego em pé de igualdade, porque na maioria das vezes foi excluída no processo de desenvolvimento de suas qualificações ou foi desmotivada pela própria sociedade.

    Por outro lado, completa a jornalista, o convívio com as diversidades faz bem para as empresas e elas próprias podem perfeitamente se encarregar de suprir as qualificações necessárias. Quanto maior a diferença, maior a criatividade no trabalho. Como resultado dessa inclusão ainda temos o benefício social da maior visibilidade e mais pessoas integradas, produzindo, consumindo e pagando impostos.

    Audiência pública

    Local: A audiência pública será realizada dia 15 de junho, às 9 horas, no auditório do prédio anexo ao Fórum Trabalhista, localizado na Avenida Vicente Machado, 400, em Curitiba, Paraná.

    Processo: Ação Civil Pública nº 15385-2011-004-09-00-7

    Participantes inscritos:

    Ana Maria Machado da Costa : Auditora Fiscal do Trabalho e Coordenadora Projeto Inclusão de Pessoas com Deficiência no Trabalho - SRTE/RS Flavia Cintra Campillo , Jornalista , integrou o Comitê da ONU que elaborou a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência . Yvy Karla Abade , integrante da UNILEHU - Universidade Livre para a Eficiência Humana Miguel Gualano de Godoy , Assessor Especial para Integração da Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos José Simão Stczaukoski , Supervisor Técnico do programa de Inclusão à Pessoa com Deficiência, da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Economia Solidária Marta Maria Hammes , professora da Escola Epheta - Instituição Especializada na área da Surdez/Deficiência Auditiva Benildes Vieira , Gerente de Recursos Humanos do Grupo Risotolândia Fabio Marcassa , Presidente da FEPE - Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional

    Informações: audienciapublica@trt9.jus.br - (041) 3310-7004.

    Texto: Nelson Copruchinski

    Ascom TRT-PR

    (41) 3310-7313

    imprensa@trt9.jus.br

    • Publicações3167
    • Seguidores631031
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações66
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/inclusao-de-pessoas-com-deficiencia-no-trabalho/3150866

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)